Quem sou eu

Minha foto
A Casa do Patrimônio Serra da Capivara representa a incubadora de projetos interdisciplinares ligados a educação e preservação do patrimônio cultural, material e imaterial na Região Sudeste do Piauí, e esta ligada ao IPHAN em parceira com as universidades locais e as comunidades que vivem e produzem cultura no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara.

sábado, 31 de janeiro de 2015

Projeto de Extensão UNIVASF - São Raimundo Nonato/PI



A casa de farinha. Grupo de Estudos – Equipe 6. Quinta-Feira, 19 de Agosto de 2010. Disponível em http://7c6arteband2010.blogspot.com.br/2010/08/exemplos-de-xilogrura.html




 Projeto Casa de Farinha: Considerações Sobre a Convivência e Defesa do Patrimônio Rural do Sudeste do Piauí.



RESUMO


O Projeto de Extensão Universitária em estudo, tem por objetivo desenvolver uma análise na área de Preservação Patrimonial através das Práticas Sociais das Casas de Farinha da Região Sudeste do Piauí, buscando compreender os registros que identificam tais práticas socioeconômicas como Patrimônio Rural. Tem como objetivo promover o diálogo entre as instituições aqui envolvidas responsáveis e a população da zona rural da cidade de São Raimundo Nonato, com vistas ao fortalecimento da cultura material e da técnica tradicional construtiva. Estudaremos os registros das memórias e das identidades das áreas aqui contempladas sob o aspecto da relevância deste patrimônio no cotidiano tanto da zona rural como da zona urbana, assim como de suas práticas sociais. Os aspectos pedagógicos serão trabalhados entre as comunidades envolvidas, tendo em vista os discursos tramados pelos atores que atuam na defesa do Patrimônio Rural. Assim, ao compreender a cidade como fenômeno histórico ou objeto de conhecimento com suas dimensões de tradição e modernidade, a mesma pode ser estruturada no debate político destacando as configurações espaciais, históricas e a problemática da memória. Para tanto, pretende-se compreender as diferentes redes de saberes para interpretar as linhas de constituição dos sentidos empregados para fortalecer a defesa da Identidade pela Convivência com o Semiarido, como um elemento Cartográfico de ação e cidadania.


Palavras-Chave: Patrimônio;  Educação;  Arqueologia; Preservação; Memória.



Professores Orientadores:

Prof.ª Dr.ª Selma Passos Cardoso/ Coordenadora
Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF;

Prof.º Esp.ª Gênesis Naum de Farias/ Vice-Coordenador 
(Membro da Comissão Organizadora -Tutor)
Núcleo de Estudos Foucaultiano/UESPI;

Prof. Dr.° José Jaime Freitas Macedo/ Membro da Comissão Organizadora (Tutor)
Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. 



Pesquisadores Bolsistas:

LACERDA, Jussara Ribeiro; 
SANTOS, Raquel da Silva.


Pesquisador (as):

JESUS, Auritana Gomes de; SILVA, Carlos Roberto Rocha; OLIVEIRA, Cícero Ney Pereira de; FERNANDES, Fernanda de Sousa;  LACERDA, Jussara Ribeiro; COSTA, Marlene dos Santos; IGUATEMY, Mateus Maurício de Mello; SANTOS, Raquel da Silva; BARBOSA, Romulo Timóteo Macêdo; JESUS, Tamires Daniele de; IGUATEMY, Vanessa C. da Silva Mello; MENESES, Yugor Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário