Quem sou eu

Minha foto
A Casa do Patrimônio Serra da Capivara representa a incubadora de projetos interdisciplinares ligados a educação e preservação do patrimônio cultural, material e imaterial na Região Sudeste do Piauí, e esta ligada ao IPHAN em parceira com as universidades locais e as comunidades que vivem e produzem cultura no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Seminário Patrimônio Imaterial - Lugar, Cotidiano e Existência


Seminário Patrimônio Imaterial - Lugar, Cotidiano e Existência



Por iniciativa da Casa do Patrimônio Serra da Capivara e com a participação de pesquisadores da UESPI, UNIVASF, IFPI, IPHAN e com apoio da Fundação Sudeste do Piauí e do Centro Diocesano de São Raimundo Nonato, idealizou-se este seminário, que ocorreu entre os dias 17 e 19 de agosto de 2015 no auditório do Centro Diocesano de São Raimundo Nonato.

A Constituição Federal de 1988 é o marco legislativo que inaugura o reconhecimento dos bens de natureza imaterial como componente do Patrimônio Cultural Brasileiro por serem portadores de referência à identidade e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

Para concretizar as inspirações de nossa carta magna, o Decreto nº 3.551 de 04 de agosto de 2000 instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial no Brasil. O Estado assume, assim, as tarefas do identificar, reconhecer, documentar e registrar saberes, celebrações, lugares e formas de expressão vivenciadas pelos reais detentores desses modos de existir que precisam de meios para continuar. Segue par-a-par com o respeito à legitimidade das diferenças e a extraordinária riqueza da diversidade cultural brasileira que é expressa pelo pensar, o criar, o fazer e o viver.

A Semana do Patrimônio instituída pelo IPHAN e comemorada entre os dias 16 e 22 de agosto, celebra os 15 anos desse importante instrumento legal.

Hoje, segundo dados do IPHAN, são 37 Bens Registrados em 15 anos de uma trajetória onde o poder da criação (original) faz-se criação de poder (institucional), sob constante movimento, em permanente interação, onde o respeito ao que nos antecedeu revitaliza o nosso hoje.

Este panorama, quando trazido para o contexto do semiárido piauiense, vê no ano de 2012 o município de São Raimundo Nonato completar seus 100 anos de existência. Cidade em franca expansão de sua área urbana, rapidamente tem seu patrimônio construído sendo modificado em nome da modernização, fato que também altera as relações humanas e os processos culturais.

O Seminário Patrimônio Imaterial – Lugar, Cotidiano e Existência tratou de tudo e buscou registrar algumas das manifestações do universo simbólico-cultural são-raimundense que estão em processo de continuidade e modificação, natural aos movimentos de atualização que os fluxos modernizadores apresentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário